Seu IP atual: 34.204.173.36 Brasil,
 Home          Hospedagem de sites           Internet Gateway           Contato 
           
Serviços ao cliente      Centro de Suporte      Downloads       Painel de controle       Webmail       Política Anti-spam
Últimas Noticias
Tronic lança os portais de aventura

Seis 'mistérios' do Windows e as soluções para cada um deles

Dez dicas e truques para deixar o PC com Windows 10 mais rápido

Não publique aquela foto do seu filho nas redes sociais

Ubuntu já pode ser instalado dentro do Windows 10; aprenda a fazer

Computador infestado de vírus está à venda por mais de US$ 1 milhão

Metade dos sites falsos usa cadeado de segurança para enganar usuários

Google planeja levar internet à África com balões de altitude

IBM anuncia a compra da Red Hat

Ministério Público pede que brasileiros reiniciem roteadores

Novo padrão Wi-Fi terá velocidade de quase 5 Gbps

GRISOFT expande o portifólio de segurança AVG para o GNU/Linux e o FreeBSD

Mudancas nos horarios das Publicações DNS

Tronic Networks lança o construtor de sites

A Grisoft vai bloquear o uso do AVG FREE EDITION em empresas

Conheça nosso produto Anti Spam

Estatisticas do CERT.br: Incidentes -- 2º trimestre de 2006

Estatisticas do CERT.br: Spam junho de 2006 e 2º trimestre de 2006

MS divulga detalhes sobre vírus em PowerPoint

Holanda vai tratar viciados em games e internet

Ontem Linux, hoje Windows... e vice-versa

Correio Eletrônico: Uso da Auto-Resposta

A GRISOFT adquire a Ewido Networks

Analise da banda larga brasileira

Mudanças em Fevereiro de 2006

[+] Noticias
Correio Eletrônico: Uso da Auto-Resposta
04/05/2006 09:47:00
O correio eletrônico nos oferece inúmeras facilidades: podemos colocar programas para responder as mensagens por nós, podemos arquivar mensagens não prioritárias em arquivos separados para leitura posterior, apagar automaticamente mensagens de correspondentes indesejados e muito mais. A lista de facilidades é quase infinita.

Uma destas muitas facilidades é a resposta automática. Nos primórdios da Internet a resposta automática normalmente era utilizada quando a pessoa saia de férias e servia para alertar seus correspondentes da data de saída, data de retorno e o que fazer neste meio tempo em caso de urgência. Com a popularização da Internet, o correio eletrônico passou a ser utilizado por um grande número de pessoas , a maioria das quais desconhece a chamada "etiqueta"
da Internet. Por etiqueta entendemos o modo apropriado de se comportar e a Internet também possui o seu código próprio. O correio eletrônico também tem a sua etiqueta, alguns pontos dos quais discutirei aqui.

Primeiramente, nunca ative a auto-resposta para mensagens comuns ou mensagens enviadas através de listas eletrônicas. Estas auto-resposta são um aborrecimento para o mantenedor das listas, que tem que apagar centenas de mensagens diariamente. Algumas listas chegam mesmo a proibir a inscrição de pessoas que tenham a auto-resposta ativada. Pense bem, o mundo virtual não é tão diferente assim do mundo real. Se você assina uma revista, você liga para a editora todos os meses avisando que o seu exemplar já chegou? Certamente que não. E porque não? Porque enviar cartas no mundo real envolve gastar dinheiro com envelope, selo, caminhar até a agência dos correios, esperar na fila e por aí vai. Já no correio eletrônico é diferente. É muito fácil enviar mensagens. Daí o abuso. Envia-se mensagem para todos e por qualquer razão.
Você também não escreve uma carta para alguém falando que recebeu a carta e que vai responder em breve. Ninguém, no mundo real, envia duas cartas para responder uma.

Em segundo lugar, se você precisa mesmo usar a auto-resposta (pense de novo, precisa mesmo?), ative esta opção apenas se sair de férias ou se ausentar do trabalho ou de sua casa por um período prolongado, nunca inferior a quinze dias. Antes de ativar a auto-resposta, descadastre-se de todas as listas que assina para evitar transtornos aos assinantes e mantenedores destas listas. Não se lembra quais listas assina? Então passe a adotar esta regra, salve em um folder as mensagens de boas vindas das listas que assinar. Estas mensagens geralmente contêm o objetivo da lista e fornecem instruções para realizar o descadastramento.

Mesmo quando sair de férias o correto é redirecionar as suas mensagens para que um companheiro de trabalho as leia e tome as devidas providências. Para que isto possa ser feito nunca forneça seu endereço eletrônico de trabalho para fins particulares. Utilize um endereço separado para uso pessoal. A Internet possui dezenas de serviços que oferecem endereços eletrônicos gratuitamente. Se a mensagem for urgente e requerer ação imediata da parte de alguém é muito melhor que alguém leia, não é mesmo? Ou você é do tipo insubstituível?

E finalmente, já pensou na situação em que você recebe uma mensagem de alguém que também tem auto-resposta ativada? Vai começar um ping pong na Internet com autoresposta indo e vindo. Se você é do tipo que reclama que a Internet é lenta e usa auto-resposta, saiba que você é um dos culpados. Colabore para diminuir a congestão da Internet, não use auto-resposta.

Resumindo, as regras são simples. Não se comporte no mundo virtual de forma diferente do mundo real. O mundo virtual foi em grande parte concebido baseando-se na forma como a vida é conduzida normalmente. Só use a auto-resposta se absolutamente necessário e tente evitá-la a todo custo. Você estará fazendo um grande favor a si mesmo, aos mantenedores de diversas listas de discussão de ótima qualidade e à própria Internet, que certamente ficará mais rápida se não tiver que carregar para um lado e outro centenas de milhares de mensagens inúteis.

Fonte: Rubens Queiroz de Almeida (Dicas-L)




Publicidade
Henrique Schneider

Henrique Schneider
Conheça o escritor, seus contos e livros no site oficial.

Tronic Networks

Tronic Network
Hospedagens de sites. Hospedagens de dominios.

Cicloturismo Adventure

Cicloturismo Adventure
Veja umas trilhas para o seu esporte preferido